Projetos de Pesquisa/Extensão

Projeto de Extensão: Biovassouras

Desenvolvido por docentes, discentes e egressos, dos Cursos de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais e Engenharia Química da Universidade de Vassouras, o projeto de Extensão “BioVassouras”, coordenado pela Profa. Dra. Cristiane Siqueira, é uma parceria entre a Universidade de Vassouras e a Prefeitura de Vassouras, por meio da Secretaria do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural.

O projeto compreende um conjunto de ações direcionadas ao fortalecimento da Educação Ambiental através do Plano Municipal de Educação do Município de Vassouras, instituído pelo Decreto Municipal N 3.200/2020, que institui o PROMEAV- Programa de Educação Ambiental de Vassouras/RJ e definiu as diretrizes para a implantação e a execução de ações por meio de metas voltadas para a educação ambiental tendo como objetivo geral a integração dos ramos de ensino, empresarial e social.

Dentre as ações do projeto de extensão, destacam-se também a capacitação para professores de Ciências Naturais da Rede Municipal de Ensino, que tem como tema “A disseminação da ciência na produção de biodiesel, sabão e bioplástico com óleo residual de fritura”, e a capacitação de alunos e professores de terceiro ano na abordagem do ensino teórico/prático de Química para o ENEM relacionado ao uso, descarte e produção de Biodiesel e sabão a partir do óleo de fritura residual,  coordenado pelo Professor Dr. Sandro Pereira.

Mais informações:
Links de informações adicionais
Lançamento do Projeto de Extensão com a primeira aplicação do biodiesel produzido no caminhão de coleta seletiva do Município:

Projeto Revirflora Maricá

O projeto Revirflora Maricá, realizado em parceria com a Universidade de Vassouras Campus Maricá mantida pela Fundação Educacional Severino Sombra e com o apoio da Prefeitura Municipal de Maricá, tem como objetivo identificar as espécies mais representativas da orla da lagoa de Araçatiba, através do projeto Revirflora Maricá, com o propósito de reconhecimento da flora local e realização de ações educativas no viés ambiental.