Notícias

Mestrado realizou o V Simpósio em Ciências Ambientais da Univassouras durante a Semana Nacional do Meio Ambiente

24/06/2024
Univassouras

O Mestrado Profissional em Ambientais da Univassouras, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, realizou entre os dias 03 e 08/06/2024, o V Simpósio em Ciências Ambientais da Univassouras com o tema Resilência Climática e Segurança Hídrica na Semana Nacional do Meio Ambiente 2024.

Este ano, a justificava para escolha deste tema pautou na importância das Bacias Hidrográficas para o desenvolvimento dos estados. No âmbito do Comitê Guandu, a Universidade de Vassouras é membro como entidade civil, na categoria Associações Técnico Científicas voltadas aos Recursos Hídricos e Ambientais e de instituições de ensino superior, e ocupa uma das 14 vagas de titularidade. Além desta representação, a Universidade faz parte da Diretoria do Comitê Guandu, na representação da coordenadora do Mestrado em Ciências Ambientais da Univassouras, a Profa. Dra. Cristiane Siqueira, que atua na pasta de Infraestrutura Verde.

Complementando a escolha do tema e fazendo um adendo histórico: a cidade de Vassouras, teve os solos exauridos pela exploração em monocultura do café, deixando de lado práticas conservacionistas que até então eram desconhecidas pela ciência, resultando na degradação dos solos do Vale do Café. Além deste motivo, o cenário da região que enfrenta graves impactos ambientais devido a fortes chuvas ao longo dos anos, também foi objetivo de escolha do tema. Recentemente, as fortes chuvas causaram deslizamentos de terra e fechamento da RJ 127 entre Paracambi e Mendes, na Serra de Paracambi, além do desmoronamento de um trecho da BR-393, em Barra do Piraí.

Eventos de frequente ocorrência, que resultam na degradação do solo, na perda de vegetação, no aumento da sedimentação nos cursos d’água, e interrupção da conectividade rodoviária, afetando a economia local e aumentando as emissões de poluentes. Isso evidencia a vulnerabilidade da infraestrutura às mudanças climáticas e a necessidade de medidas de resiliência ambiental.

As enchentes no Rio Grande do Sul, ocorridas recentemente, entram para a triste e preocupante estatística como uma das maiores tragédias ambientais no Brasil. Causadas por chuvas intensas e persistentes, essas inundações devastaram comunidades inteiras, causando perdas humanas e materiais significativas. O impacto ambiental é vasto, incluindo a degradação de solos férteis, a contaminação de corpos d’água, e a destruição de habitats naturais. Além da infraestrutura hídrica e de saneamento severamente danificada, potencializando a crise de segurança hídrica e ressaltando a necessidade urgente de políticas de resiliência climática para prevenir futuras catástrofes e mitigar os efeitos das mudanças climáticas em nosso território.

A programação do V Simpósio em Ciências Ambientais foi elaborada visando atender a uma ampla variedade de públicos multidisciplinares, incluindo advogados, biólogos, engenheiros, professores, alunos das redes públicas e privadas, etc. Todas as ações e metas propostas no evento, estão diretamente relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, podendo destacar os ODS 4: Educação de Qualidade, ODS 7: Energia Limpa e Acessível, ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13: Ação contra a Mudança Global do Clima, ODS 14: Vida na Água e ODS 17: Parcerias e Meio de Implementação, fortalecendo cada vez mais as Ciências Ambientais e os Recursos Hídricos.

O Simpósio de cunho técnico-científico abordou diferentes temáticas: águas e saneamento básico, agricultura, biocombustível, turismo agroecológico, meio ambiente e saúde, educação ambiental e outras áreas. A programação foi realizada pelos, docentes, discentes, egressos do MPCA, profissionais da área, professores convidados das redes de ensino, e docentes e discentes dos cursos de graduação da Univassouras.

A palestra de abertura do simpósio foi realizada pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio (Coordenador de Área das Ciências Ambientais da CAPES), na segunda-feira, dia 3, no auditório Severino Sombra. Segundo o reitor, o simpósio, organizado pelo Mestrado Profissional em Ciências Ambientais, reafirma o compromisso da Univassouras com as pautas sociais e ambientais. “Um evento como esse reafirma o nosso compromisso com as questões que envolvem a melhoria da qualidade de vida. O nosso compromisso com pautas como o combate ao racismo, o combate a todos os tipos de preconceito e com as questões relacionadas ao Ambiente”, declarou o reitor prof. Marco Antonio soares de Souza.

Destacamos o recebimento de 58 trabalhos para apresentação no Simpósio que tiveram suas apresentações na forma de banner e apresentação oral. O evento proporcionou uma valiosa oportunidade de intercâmbio de experiências entre docentes, discentes e especialistas, oferecendo momentos de compartilhamento de conhecimentos no setor de resiliência climática e recursos hídricos.

O V Simpósio foi realizado em parceria com diversas instituições, podendo destacar a parceria entre a Secretaria do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vassouras, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do RJ e demais instituições descritas abaixo.

Galeria de fotos do evento CLIQUE AQUI

Confira conteúdos relacionados ao evento:

Palestra de coordenador da Capes abriu V Simpósio em Ciências Ambientais da Univassouras – Univassouras

Programacao-V-Simposio-em-Ciencias-Ambientais-da-Univassouras-Semana-Nacional-do-Meio-Ambiente.pdf

 

 

 

Compartilhe

plugins premium WordPress